sexta-feira, 2 de maio de 2014

Exchanging & Changing the Space – O Design Made in Italy


Evento que acontece no MuBE em maio terá a presença de arquitetos e designers italianos e brasileiros, e contará com uma exposição sobre o tema


De 6 a 8 de maio de 2014, o Museu Brasileiro de Escultura (MuBe) recebe uma série de workshops, palestras e uma mostra, 06 a 22 de maio de 2014, que trará os vários aspectos que fizeram do design italiano um dos maiores patrimônios da terra da bota. O “Exchanging & Changiing the Space: O Design Made in Italy” pretende trabalhar a importância do design italiano no cenário global, e a excelência que o produto “made in Italy” apresenta, destacando-se de maneira significativa na moda, no automobilismo e na arquitetura, sempre buscando um produto final de qualidade e valor agregado. Assim, tanto a exposição quanto os workshops buscam traduzir – com a ajuda de alguns importantes profissionais italianos – todo este universo em quatro temas principais:
- Engineering: com foco no design industrial;
- Performance: otimização do processo que começou com Leonardo Da Vinci e se prolonga até hoje;
- Lifestyle: estilo e bom gosto na criação de novas peças;
- Arquitetura/comunidade: como a tecnologia das obras pode melhorar a qualidade de vida das pessoas e do ambiente no qual elas se encontram – mobilidade urbana, recuperação de áreas, sustentabilidade, etc.
Neste sentido, o design se identifica como ferramenta para analisar e otimizar os processos e setores relacionados, enfatizando o papel que a indústria de transformação tem como espinha dorsal do sistema de produção. O objetivo não é tratar o tema como o trabalho de talentos individuais, mas sim como uma atividade que emerge de uma cultura generalizada, baseada no desenvolvimento do produto, na pesquisa, na excelência e na constante transformação de ideias.
As áreas temáticas foram escolhidas devido à necessidade de mostrar o design italiano de uma forma ampla, destacando a qualidade do sistema como um todo e permitindo, assim, que as empresas aparentemente distantes da visão tradicional do próprio design italiano – mas muito ligadas aos setores de mobiliário, luxo e moda – pudessem traduzir a eficácia do seu trabalho.
Sobre os participantes
Com 20 anos de carreira, MARIO CUCINELLA, é reconhecido por unir arquitetura contemporânea e sustentabilidade. Formado em Gênova, hoje leciona na Technische Universitat de Mônaco e é professor honorário da Nottingham University. Em 2012, sendo diretor da Comissão Científica de PLEA (Passive and Low Energy Architecture), fundou a Building Green Futures, instituição sem fins lucrativos que pretende unir tecnologia e cultura ambiental. Em seu escritório, Mario Cucinella Architects, comanda um time de arquitetos, engenheiros e projetistas internacionais, além de um grupo de pesquisa e desenvolvimento.
Arquiteto, designer e fundador da marca A Lot Of, PEDRO PAULO FRANCO SANTORO tem longa relação com o mercado italiano. Participou de inúmeras edições do Salão de Milão, foi convidado para a Torino Design Week – ao lado de personalidades como Enzo Mari – e para o Salão Satellite. Como curador, realizou a mostra “Brasil é Cosí”, na qual expôs o trabalho de 32 jovens designers nacionais no Salão de Milão de 2009. Suas criações mundialmente famosas – as poltronas Orbital, Supernova e Carnevale – saíram em editoriais de revistas do Brasil e do mundo.
Engenheiro e designer de iates, GIOVANNI CECCARELLI hoje é professor de mestrado em design e diretor da empresa localizada em Ravenna e que, fundada pelo pai na década de 50, leva o sobrenome da família. Alguns de seus maiores projetos foram iates em série, e um de seus barcos à vela foi recordista da competição Centomiglia, que ocorre anualmente no lago de Garda, no norte da Itália.
Arquiteto e paisagista, BENEDETTO CAMERANA é membro da Comissão Científica do Instituto Europeu de Design (IED) e professor no Instituto Politécnico de Turim. Em 1997, fundou o estúdio de arquitetura Camerana & Partners, conhecido por acolher jovens arquitetos de toda a Europa. Os projetos da arena olímpica que abrigou os Jogos de Inverno de Turim de 2006 e do shopping Bicocca, em Milão, levam sua assinatura.
Gerente de marketing da Ducati Motor Holding do Brasil, ARTHUR WONG é especialista em marketing e comunicação, tendo atuado como gerente de marketing na Mercedez-Benz, e na criação, coordenação e execução de eventos institucionais da rede Globo de 2005 a 2007.
Programação
Dia 1 – 06/05
9h – Credenciamento e welcome coffee
9h30 – Seminário de Abertura. Convidados especiais: Raffaele Trobetta, embaixador da Itália no Brasil; Pedro Ariel Santana, diretor de conteúdo da revista Casa Cláudia; Benedetto Camerana, arquiteto da Camerana & Partners; e Mario Cucinella, arquiteto da MCA Architects.
11h – Inauguração da exposição
12h – Brunch
19h – 1º Workshop: Comunidade. Com Mario Cucinella e Benedetto Camerana
20h30 – Cocktail
Dia 2 – 07/05
9h – Welcome coffee
9h30 – 2º Workshop: Engineering. Com Giovanni Ceccarelli, designer de iates
19h – 3º Workshop: Lifestyle. Com Benedetto Camerana e Pedro Paulo Franco Santoro
Dia 3 – 08/05
9h – Welcome coffee
9h30 – 4º Workshop: Performance. Com Arthur Wong, gerente de marketing e PR da Ducati Motor Holding
Exposição Exchanging & Changing the Space: O Design Made in Italy
06 a 22 de maio de 2014
De terça a domingo, das 10h às 19h
MuBE – Museu Brasileiro de Escultura
Sala Pinacoteca
Av. Europa, 218 – Jardim Europa, São Paulo.
Tel. (11) 2594-2601
Assessoria de imprensa
Approach Comunicação Integrada
Gefferson Eusébio
gefferson.eusebio@approach.com.br
Maira Giosa
maira.giosa@approach.com.br
(11) 3846-5787 r. 31 / 98202-9908