quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ronaldo Fraga deixa a SPFW

Após 17 anos, Ronaldo Fraga anuncia que está fora da próxima edição da São Paulo Fashion Week. O estilista, que tinha um dos defiles mais esperados da semana de moda, escreveu uma carta à imprensa para justificar a saída do calendário e afirma que, para ele, a moda já não é mais a mesma.
Veja abaixo a carta completa:
"A moda acabou? Pelo menos da forma como a conhecíamos, acredito que sim. O desenho de um novo tempo nos pede novas funções para roupas, corpos, moveis e imóveis.
Termino este ano com um saldo de seis coleções de moda, coleções de coisas para vestir a casa, quatro exposições multimídia, direção criativa de grandes eventos, pesquisas, conversas e projetos em todo esse Brasil varonil! Toda essa intensidade de acontecimentos me permite agora experimentar um desejo de, depois de 17 anos desfilando regularmente duas coleções anuais, não desfilar na temporada do próximo inverno.
Parar para respirar, para observar o entorno, para investigar outros suportes para o pensar, o expor, o produzir e o comercializar moda no Brasil. Meu tempo pede isto: a possibilidade de estabelecer diálogos mais estreitos com outras frentes, caminho que, de certo modo já venho trilhando.
Nesse sentido, gostaria de me dedicar ainda mais às viagens etnográficas pelo Brasil (salve Mario de Andrade!) e, neste lugar, continuar minha espécie de escrita na criação de moda.
No início de 2012, trocarei a realização de um desfile pelo lançamento de um livro, o Caderno de Roupas, Memórias e Croquis. Em outras palavras, na próxima temporada, trocarei a passarela por uma pausa e por uma escolha pela concentração em palavras, riscos, rabiscos e desenhos. E as roupas, impertinentes, continuarão por lá.
Carinhosamente, Ronaldo Fraga."

Fonte: Terra.com