sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Pernas de fora - Bermudas masculinas


Bermuda é a peça de roupa tanto masculina quanto feminina baseada nas calças, em que o tecido, primordialmente, não alcançava do joelho para baixo. Às vezes seu corte mais curto assemelha-se ao short, mas diferencia-se deste por possuir bolsos. Existem duas formas principais de prender: através de elástico ou Sem elásticos, cintos, botões ou velcro.
Seu nome se deve ao fato de ter sido popularizado nas ilhas Bermudas, onde é traje típico.
A bermuda é parte do vestuário casual e esportivo tendo se popularizado por grupos de skatistas e por surfistas.
Ao lado da sunga e do short, tornou-se também uma roupa de banho bastante comum em países tropicais como Brasil e Austrália e Suriname (ótimo lugar para surfar).
Basicamente existem 3 tipos de bermudas:
 
Bermuda Cargo
As bermudas conhecidas como cargo ou passeio (do inglês walk shorts) foram desenhadas para serem resistentes a atividades ao ar livre e seu tecido é de grande resistência. Seu corte é largo e mais quadrado impedindo marcas de joelho ao dobrar as pernas. Possuem vários botões e bolsos normalmente no formato de foles para aumentar seus volumes. São presas à cintura por cintos, botões e fechadas à frente por zíperes.
Hoje essas bermudas são variadas em várias cores e estilos, estampada, listrada, quadriculada, xadrez. 

Bermuda de Surfista

A bermuda de surfista ou bermudão surgiu com força no início da década de 90 quando os surfistas deixaram aos poucos de usar o short ou a sunga para surfar e passaram a usar bermudas de tecidos novos à época, de secagem rápida, como o tactel. Elas ainda eram curtas, parecidas com os shorts conhecidos como swim trunks, em inglês.
Com o tempo, elas foram aumentando seu tamanho e o cavalo e os fundos ficaram maiores para permitir os movimentos sobre a prancha. 
Estas bermudas são fechadas por velcro podendo ou não haver cordões à cintura para auxiliar a prendê-las. Menos comumente, podem ser presas por elásticos e cordões, dispensando o velcro. Suas cores variam e, entre os surfistas é comum o uso de estampas florais contendo ibíscos estilizados.
São normalmente usadas logo à linha abaixo da cintura, mas, seguindo a moda da calça baixa, também pode deixar a roupa de baixo à mostra. Como roupa de banho, a bermuda pode ser usada sobre cueca, short ou sunga.

Bermuda Jeans

Desenhadas a partir de versões menores da calça jeans. Podem ter o corte mais largo ou mais comprido, com a barra parando acima do joelho ou abaixo dele.

Confiras as fotos da coleção Verão 2012 na Casa de Criadores, Fashion Rio & SPFW e veja qual você gosta mais.
Danilo Costas e Jadson Ranieri
Sumemo e Armadilho
 TNG e Amapô

 Colcci e Alexandre Herchcovitch

 R Groove e Der Metropol

 British Colony e Coca Cola Clothing

 Limits e Osklen

2nd Flor e Limits